Ayurvédica - algumas considerações

08-06-2013 18:28

Ayurveda significa: ayur = vida, veda = ciência ou conhecimento = Ciência do conhecimento da vida.

Desenvolvida na India há milénios atrás e é conhecida como a mãe da medicina no Oriente, seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento posterior da medicina Tradicional chinesa, tibetana, japonesa, árabe e grega.

A base metafísica da medicina Ayurvédica está ligada às Doutrinas Filosóficas Indus, uma delas é a Doutrina Samkhya - que admite uma relação entre o homem interior e o homem exterior, sendo um  espelho do outro, defendendo, portanto, que "Nós e o Universo somos constituidos da mesma substância, sendo importante viver em harmonia com a natureza e cuidar da saúde".

Existe na Filosofia Ayurvédica três biotipos do ser humano que são os tri-doshas. Os doshas são as características do perfil biológico e psicológico do indivíduo e está intimamente ligado aos cinco elementos que formam a manifestação material do universo: terra, água, fogo, ar e éter.
- Vata - é a interação do éter com o ar - controla o movimeto
- Pitta - é a interação de fogo com a água - controla o metablismo
- Kapha - é a interação da terra com a água - controla a estrutura

e a infinita e complexa interação destes três princípios representam o aspécto material dos níveis macro ao microcósmico em todos os seres vivos. São esses doshas a ponte entre nossa mente e nossa fisiologia.

A massagem Ayurvédica é uma terapia aplicada às partes do corpo através de movimento e vibração para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, melhorar a circulação, controlar a dor e aliviar tensões. Tem como objetivo restaurar o bem estar físico, mental, energético e emocional. Atua sobre os músculos melhorando a sua nutrição e oxigenação, eliminando as toxinas acumuladas. Actuando sobre a pele, melhora a sua irrigação, estimula as glândulas sebáceas,  ajuda a eliminação de  gorduras.

A massagem activa o movimento que rege a vida de todo o ser vivo, reequilibra a memória celular de nosso organismo pré-programado no universo, acordando paulatinamente o poder de cura do nosso corpo. Para provocar a resposta de cura é necessário atravessar todos os níveis mais densos do corpo: células, tecidos, órgãos e sistemas para  que se possa atingir o ponto de união entre a mente e a matéria a ponto de realmente a consciência começar a causar um efeito.